quinta-feira, 8 de setembro de 2011

O que você pode fazer pelo seu país?



Professores da rede publica de São lourenço do Sul (interior do RS) em uma ação conjunta decidiram não participar do  tradicional desfile do dia 7 de setembro. Fazem assim com que milhares de alunos desfalcassem o tradicional rito patriota.
Afim de mostrar a sua insatisfação não só com os baixos salários, mas com toda essa ladaia que é a politica publica nesse país. Para muitos, estes professores deram a entender que não ah motivo algum para ser patriota vivendo em um país que como o nosso do jeito que está. 
Longe de mim querer condenar a atitude tomada por esses professores, mas será que não seria muito mais eficaz, se mais do que nunca a escola motivasse os seus alunos a desfilar de cara pintada revindicando não só pelo piso nacional dos professores, mas também por menos impunidade a corrupção, menos impostos, mais resultados. Gritando por um país menos sujo, e mais digno de se viver. Onde políticos não dobram seus salários da noite pro dia, enquanto policiais tenham que queimar pneus na estrada pra receber uma proposta do governo de 4% de aumento salárial.    
Todo mundo conhece a celebre frase de um desses caras que ja foram presidente do mundo, digo dos EUA: "Não pergunte o que o seu país pode fazer por você, e sim o que você pode fazer pelo seu país."Não é sempre que eu tenho esse pensamento, mas acho que nesse caso é valido dar ouvidos a o que o cara do primeiro mundo falou ali. 
Que talvez nos passássemos a nos perguntar o que nos estamos fazendo pelo nosso país, tomariamos vergonha na cara e passaríamos a tomar alguma atitude conjunta para que nosso pais fosse pra frente com todo mundo junto.
Mas graças a galera que ta tomando vergonha na cara, o que que aconteceu ontem no país foi diferente do que o correu em São Lourenço. O movimento dos caras pintadas, ganhou as ruas do pais todo novamente, nesse movimento que teve origem nas redes sociais contra a corrupção. Pena que essas professoras de São Lourenço ainda não estão no facebook se não seriam mais 10 mil caras pintadas nas ruas. 
Não to falando que esses professores erraram em boicotar o desfile. Só acho que seria mais a fude se todas as escolas que desfilaram agregassem ao movimento dos caras pintadas. O pais esta precisando de um choque deste tamanho. Seria um protesto de muito impacto e totalmente coerente. 
Ser patriota não é amar o seu país apesar de tudo, e sim procurar construir um país melhor, por amor a ele.
Já vimos que o país (ou seus representantes) "não podem" fazer muito por nós. Chegou a hora de perguntar  o que nós podemos fazer por ele.

- Marcos Vinicius Tolentino 

Nenhum comentário:

Postar um comentário